1- A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada,
consciente e segura;
2- A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite
longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;
3- A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a
criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;
4- Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca
recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do
quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação;
5- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança
não queira ficar na escola;
6 - A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a
separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;
7- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
8- Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e
incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o
encargo de retirar a criança do colo da mãe;
9- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
10- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença
nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças
cobrarem a presença de suas mães;
11- Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar
algo, para que crie laço afetivo com ele;
12- Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando
distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da
criança;
13- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse
sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;
14- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser
avaliado individualmente;
15- Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola;
16-Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de
adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)
17- É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo
de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
18- Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período
estabelecido pela escola.