24 de fevereiro de 2013


Identidade e Autonomia
Educação Infantil
A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende e assim segue na construção de sua identidade Neste processo de construção,em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos.

 Integram as crianças:
§  observação da própria imagem em espelhos;
§  observações em duplas das diferenças e semelhanças entre os colegas;
§  elaboração de gráficos de altura para estabelecimento das diferenças de tamanho entre as crianças;
§  atividades com os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar);
§  desenho do próprio corpo com materiais diversos;
§   momentos de observação das crianças de sua classe, sua escola e da rua em que vivem;
§  reconstrução da história do aluno, da escola e do bairro;
§  organização de mural de fotografias;
§  construção da linha do tempo e do livro da vida com a ajuda dos pais;
§  situações de discussão, encontros com a presença de  membros das famílias para contarem   suas histórias);
§ leituras diversas;

Alguns objetivos específicos:
• Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial, elevar a sua autoestima,       possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.
• Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam, bem como o grupo ao qual  pertence      (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
• Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em     que     vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero); como em outras culturas (sociedades      indígenas, por exemplo).
• Reconhecer-se como sujeito nas relações de estudo, consumo, trabalho e lazer que     são     estabelecidas no espaço em que vive.
• Compreender os diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes, na família, no      trabalho, na produção e nas trocas.
• Compreender a história como um processo que se constrói a partir das relações      estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço.

Algumas sugestões de atividades de Identidade e Autonomia:














idéias criativas: www.gibarbosa1.blogspot.com

Mais idéias e sugestões de atividades de identidade e autonomia:










 Beijos!!!