Identidade e Autonomia
Educação Infantil
A criança tem seu jeito próprio de
compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a
realidade e com o meio que ela aprende e assim segue na construção de sua
identidade Neste processo de construção,em busca de sua autonomia a criança
percorre diversos caminhos.
Integram as crianças:
§
observação da própria imagem em espelhos;
§ observações em duplas das diferenças e semelhanças entre os colegas;
§ elaboração de gráficos de altura para estabelecimento das diferenças de tamanho entre as crianças;
§ atividades com os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar);
§ desenho do próprio corpo com materiais diversos;
§ momentos de observação das crianças de sua classe, sua escola e da rua em que vivem;
§ reconstrução da história do aluno, da escola e do bairro;
§ organização de mural de fotografias;
§ construção da linha do tempo e do livro da vida com a ajuda dos pais;
§ situações de discussão, encontros com a presença de membros das famílias para contarem suas histórias);
§ leituras diversas;
§ observações em duplas das diferenças e semelhanças entre os colegas;
§ elaboração de gráficos de altura para estabelecimento das diferenças de tamanho entre as crianças;
§ atividades com os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar);
§ desenho do próprio corpo com materiais diversos;
§ momentos de observação das crianças de sua classe, sua escola e da rua em que vivem;
§ reconstrução da história do aluno, da escola e do bairro;
§ organização de mural de fotografias;
§ construção da linha do tempo e do livro da vida com a ajuda dos pais;
§ situações de discussão, encontros com a presença de membros das famílias para contarem suas histórias);
§ leituras diversas;
Alguns objetivos
específicos:
• Resgatar a história de vida do
aluno, tendo como fator primordial, elevar a sua autoestima, possibilitando que ele se identifique como
sujeito da história.
• Identificar e reconhecer
aspectos que o caracterizam, bem como o grupo ao qual pertence (características
físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
• Reconhecer a existência de
diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais,
religiosas, de gênero); como em outras culturas (sociedades indígenas,
por exemplo).
• Reconhecer-se como sujeito nas
relações de estudo, consumo, trabalho e lazer que são estabelecidas no espaço em que vive.
• Compreender os diferentes tipos
de relações, harmoniosas ou conflitantes, na família, no trabalho,
na produção e nas trocas.
• Compreender a história como um
processo que se constrói a partir das relações estabelecidas
pelas pessoas, no tempo e no espaço.
Mais idéias e sugestões de atividades de identidade e autonomia:
Beijos!!!