23 de fevereiro de 2013


CALENDÁRIOS 2013
 Aí está o Calendário 2013, espero que aproveitem!!
 
 
 



        



1- A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;
2- A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;
3- A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;
4- Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação;
5- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
6 - A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;
7- Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
8- Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
9- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
10- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;
11- Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;
12- Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;
13- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;
14- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;
15- Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola;

16-Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)

17- É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
18- Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.

BRINCADEIRAS  PARA PERÍODO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR

MATERNAL
·      "Corridas" de obstáculos (invente, utilize almofadas, lençóis, colchonetes, etc.)
·      Jogos com bolas (role ou jogue a bola até a criança para que ela pegue ou a jogue de volta).
·      Histórias (todos os dias).
·      Músicas;
·      Identidade (mostrar a criança seu reflexo no espelho, fazer caretas, sorrir, abrir a boca, etc).
·      Danças (dançar com música de CD ou DVD).
·      Brinquedos de encaixes;
·      Brinquedos que imitam os sons de animais.
·      Brincar de rolar, bater palmas, sentar, levantar, arrastar, engatinhar, etc).
·      Fazer barulhinhos com a boca.
·      Brincar de serra-serra.
·      Brincar de imitar (colocar a mão na cabeça, olhos, boca, etc).
·      Brincar de dedo mindinho, seu vizinho, upa, upa-cavalinho, palminhas de guiné.
·      Tocar instrumentos musicais para que as crianças percebam os sons e os repitam com outros sons, movimentos corporais,…
·      Manipular materiais de várias texturas como áspero e liso.
·      Caixinha mágica (caixa decorada com papel colorido pode ser de sapato, com um buraco no meio. Dentro da caixa colocar vários objetos como bola, chupeta, chocalho, etc. A criança deve colocar a mão dentro e pegar um dos objetos).

22 de fevereiro de 2013


Cartazes de Combinados

QUANDO VOLTAMOS AS AULAS É SEMPRE NECESSÁRIO ELABORAR BOM CONTRATO PEDAGÓGICO COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, CERTOS COSTUMES PRECISAM SER MUDADOS E ISSO PODE SER CONSEGUIDO COM ESSAS PLACAS DE BOAS MANEIRAS PARA IMPRIMIR E COLOCAR NO MURAL DA SALA DE AULA.













 É SEMPRE NECESSÁRIO ELABORAR UM BOM CONTRATO PEDAGÓGICO COM OS ALUNOS. ALÉM DISSO, CERTOS COSTUMES PRECISAM SER MUDADOS E ISSO PODE SER CONSEGUIDO COM ESSAS PLACAS DE BOAS MANEIRAS PARA IMPRIMIR E COLOCAR NO MURAL DA SALA DE AULA.

Sugestões de Cartazes para Enfeite da Sala













volta ás aulas

Cartazes de Boas Vindas