5 de março de 2013

DIA DO CIRCO
    No centro do picadeiro, o apresentador anuncia: “Respeitável Público, com muito riso e alegria, o espetáculo vai começar...” E, diante do olhar atento da platéia, mágicos, palhaços, contorcionistas, dançarinos, malabaristas, trapezistas e muitos outros iniciam suas apresentações.
     No Brasil comemora-se o Dia do Circo em 27 de Março, numa homenagem ao Palhaço Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São paulo. Piolin, com toda sua criatividade cômica e habilidade como ginasta e equilibrista, foi um grande mestre da arte.










Algumas sugestões de lembrancinhas em homenagem ao dia do circo!!








Segue abaixo mais modelos de lembrancinha em homenagem ao dia da mulher, boa sorte e espero que ajude!!
bjs





25 de fevereiro de 2013

Dia Internacional da Mulher


HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade.

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
POR http://www.nanademinas.com.br













 Modelos de algumas lembrancinhas...




24 de fevereiro de 2013


Identidade e Autonomia
Educação Infantil
A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende e assim segue na construção de sua identidade Neste processo de construção,em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos.

 Integram as crianças:
§  observação da própria imagem em espelhos;
§  observações em duplas das diferenças e semelhanças entre os colegas;
§  elaboração de gráficos de altura para estabelecimento das diferenças de tamanho entre as crianças;
§  atividades com os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar);
§  desenho do próprio corpo com materiais diversos;
§   momentos de observação das crianças de sua classe, sua escola e da rua em que vivem;
§  reconstrução da história do aluno, da escola e do bairro;
§  organização de mural de fotografias;
§  construção da linha do tempo e do livro da vida com a ajuda dos pais;
§  situações de discussão, encontros com a presença de  membros das famílias para contarem   suas histórias);
§ leituras diversas;

Alguns objetivos específicos:
• Resgatar a história de vida do aluno, tendo como fator primordial, elevar a sua autoestima,       possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.
• Identificar e reconhecer aspectos que o caracterizam, bem como o grupo ao qual  pertence      (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
• Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em     que     vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero); como em outras culturas (sociedades      indígenas, por exemplo).
• Reconhecer-se como sujeito nas relações de estudo, consumo, trabalho e lazer que     são     estabelecidas no espaço em que vive.
• Compreender os diferentes tipos de relações, harmoniosas ou conflitantes, na família, no      trabalho, na produção e nas trocas.
• Compreender a história como um processo que se constrói a partir das relações      estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço.

Algumas sugestões de atividades de Identidade e Autonomia:














idéias criativas: www.gibarbosa1.blogspot.com

Mais idéias e sugestões de atividades de identidade e autonomia:










 Beijos!!!